Você está aqui:Início » Sem categoria » Homossexualidade – Perguntas e Respostas

Homossexualidade – Perguntas e Respostas

Sempre que se fala de homossexualidade existem sempre dúvidas e perguntas que ficam na nossa cabeça. Algumas acabamos por expressar, outras não revelamos, mas as questões ficam no nosso inconsciente, deixando-nos a pensar sobre esses mesmos assuntos. Com o nosso artigo de hoje pretendemos responder as perguntas mais comuns sobre a homossexualidade e de que forma poderemos esclarecer-nos sobre este assunto.

homossexualidade

O que significa ser homossexual?

Diz-se que uma pessoa é homossexual quando sente atração romântica ou sexual para com uma pessoa do mesmo género ou sexo. Isto não significa que os homossexuais gostam de todos dentro do mesmo género mas sim a uma pessoa em especial. As palavras gay e lésbica são usadas para designar homens e mulheres homossexuais. O termo bissexual refere-se a pessoas que poderão sentir-se atraídas por ambos os sexos, ou seja, poderão apaixonar-se por um homem ou por uma mulher.

Os investigadores dedicados a estudar a sexualidade humana acreditam que a orientação sexual é desenvolvida e muda durante a vida de uma pessoa. Ter sentimentos ou até experiências sexuais com uma pessoa do mesmo sexo não significa necessariamente que uma pessoa seja gay ou bissexual.

Qual a causa da homossexualidade?

É desconhecido o motivo pelas quais as pessoas são homossexuais e desenvolvem esta direção para a sua sexualidade. Alguns investigadores acreditam que é resultado dos genes, de fatores sociais e individuais ou ambos em conjunto. Um erro comum é pensar-se que a homossexualidade poderá surgir de indivíduos que cresceram em famílias com problemas contudo nenhum estudo apoia essa ideia que não passa apenas de um mito.

A homossexualidade é uma doença?

Não, a homossexualidade não é uma doença. Todas as organizações de saúde mental afirmam que a homossexualidade não é nenhum transtorno mental. Sentir-se inseguro ou incómodo acerca dos seus sentimentos poderá causar ansiedade e stress que poderá causar problemas físicos como dificuldade em dormir, náuseas e dor de cabeça. Deverá falar com alguém de confiança de forma a reduzir o stress e controlar a ansiedade.

O que é a homofobia?

A homofobia não passa de um preconceito e discriminação para com os homossexuais. A homofobia pode assumir muitas formas desde desrespeito, burlas a crimes graves físicos e verbais. A homofobia tem como base o desconhecimento sobre assuntos relacionados com a homossexualidade assim como a ignorância e falta de abertura em falar e perceber estes assuntos.

Penso que posso ser gay. Como sei se sou?

Mais cedo ou mais tarde irá perceber. Poderá experimentar vários pensamentos e opiniões de forma a perceber o que realmente sente e como se sente feliz e cómodo. O processo pode demorar longo tempo e as decisões podem ser difíceis até que se aceite e que os outros o aceitem. O nosso artigo “Sinais de que pode ser gay” poderá ajudá-lo a identificar quais os sinais que podem revelar a homossexualidade de um individuo.

O que significa sair do armário?

Sair do armário é o processo de assumir publicamente a sua homossexualidade. A frase “Sair do armário” é utilizada para descrever uma pessoa que deixou de se esconder e assumiu o que sente perante os seus amigos e família.

Como faço para sair do armário e quando é apropriado fazê-lo?

Como qualquer outro tipo de informação pessoal o que importa é a sua decisão e a forma com que esta o faz feliz. É importante a saudável para si compartilhar esses sentimentos com as pessoas que o rodeiam. É também importante contar histórias, desabafar sobre problemas não sendo esta saída do armário como uma experiência positiva. Se sente que deve contar a alguém importante da sua vida não hesite, prepare-se e siga em frente.

Deixe um Comentário!

© 2023 Energizado com Wordpress

Ir para o Topo