Você está aqui:Início » Sem categoria » Contra a homofobia

Contra a homofobia

Contra a homofobia

 Contra a homofobia sempre! Hoje tive conhecimento de mais um infeliz caso de segregação laboral e discriminação devido à orientação sexual, um amigo que assumiu a sua homossexualidade publicamente em virtude de querer casar com o seu namorado de longa data, depois de anos de namoro gay encoberto.

Esse meu amigo é bastante forte emocional e fisicamente, um verdadeiro Bear e sabe bem contornar as atitudes parvas dos “colegas” que o tratam como se tivesse a doença mais contagiosa do mundo, tal como eu aprendeu que apenas com comunicação, educação e respeito chegaremos a uma sociedade mais justa, mesmo que demore uma eternidade na luta contra a homofobia para deixarmos de ver notícias aberrantes como a do pai que ordenou a prisão do filho gay.

Apesar das intervenções da ILGA e de outras associações semelhantes, há um longo caminho a percorrer até à completa criminalização da homofobia. O ódio, aversão e discriminação sexual contra homossexuais é algo moralmente criminoso; Desrespeitar alguém pela sua orientação sexual é uma verdadeira restrição dos princípios básicos dos direitos humanos e da cidadania, algo simplesmente inaceitável, mas real numa sociedade como a nossa que ainda está a dar os primeiros passos contra a homofobia, ultrapassando lentamente barreiras religiosas, mentalidades retrógradas e conservadoras cheias de preconceitos infundados. Homofobia deve ser crime, e com isto não me refiro apenas à violência ou ódio… há fenómenos e atitudes mais subtis impeditivas para uma pessoa que gosta de alguém do mesmo sexo, nos seus iguais direitos de acesso a coisas tão elementares como a saúde, educação, segurança, trabalho e paz de espírito, tudo isto NÃO SÃO PRIVILÉGIOS MAS SIM DIREITOS BÁSICOS.

Sei claramente que todos vivemos num mundo centrado na heterossexualidade, com todos os seus valores e fundamentos essenciais, nunca ouvi nenhum piada depreciativa sobre heterossexuais… nunca conheci ninguém que tivesse problemas no trabalho por ser heterossexual… nunca vi nenhum casal hetero passear de mãos dadas na rua em pleno dia com receio de ser agredido ou insultado apenas por isso.

A luta contra a homofobia e esta cascata venenosa de intolerância nunca termina, está na hora de você reagir, organizar-se, ganhar voz activa para exigir o cumprimento dos seus direitos e combater o preconceito na sociedade, cada passo para a frente é uma vitória e se não podemos desencadear uma guerra aberta, continuamos na guerrilha ao longo do caminho, sempre rumo ao objectivo final.

No próximo dia 17 de Maio comemora-se mais um Dia Internacional Contra a Homofobia, aproveito para recordar a razão da escolha desta data em especial para quem desconhece: Esta data particular foi escolhida por a 17 de Maio de 1990, a homossexualidade ter sido excluída pela Organização Mundial de Saúde da lista de problemas mentais ou relacionados com a saúde. Em todo o mundo realizam-se marchas pela contra a homofobia e o preconceito procurando sensibilizar, sendo que em Portugal a primeira marcha se realizou em 2012 na cidade de Coimbra.

Lembre-se: Contribuir contra a homofobia é missão de todos.

 

Comentários (3)

Deixe um Comentário!

© 2021 Energizado com Wordpress

Ir para o Topo