Você está aqui:Início » Sem categoria » Como aceitar a sua orientação sexual

Como aceitar a sua orientação sexual

Aceitar a nossa sexualidade pode ser uma tarefa muito difícil para muitas pessoas. É certo que a sociedade vai aceitando cada vez mais a diversidade sexual contudo existe muita gente que tem preconceito e não aceita a homossexualidade criando uma série de situações constrangedoras. Com o fim de fazer desaparecer os problemas e os efeitos do preconceito social muitos homossexuais tendem a isolar-se, esconder a sua sexualidade e até mentir acerca do assunto, o que pode levar a depressões e outros transtornos levando inclusive ao suicídio. O facto é que estas atitudes não são solução e aceitar a nossa orientação sexual é sem dúvida um processo que devemos iniciar o mais cedo possível de modo a podermos ser felizes e inserir-nos na sociedade.

orientação sexual

Aprender a gostar de si mesmo e aceitar quem é e como é, é um processo pelo qual todos devemos passar, sem importância à nossa orientação sexual.

No caso dos homossexuais devem procurar informação relacionada com o mundo LGBT, ler livros dessa temática ou conhecer gente com a mesma orientação sexual, que poderão ser personalidades valiosas no que diz respeito à ajuda e ao apoio que poderão fornecer.

Se tem dúvidas acerca da sua sexualidade então é possível que não seja 100% heterossexual. A orientação sexual não é completamente definível, existe sempre uma escala com vários graus que determinam quais os seus gostos e preferências.

Acreditamos que não é necessário deixar claro que não poderá mudar a sua orientação sexual pois é algo que nasce connosco. Reprimir as suas emoções naturais pode causar um grande stress e inclusive leva-lo a problemas maiores, como a depressão. Participar em algum tipo de terapia para mudar a sua orientação sexual acabará por ser um fracasso, diminuindo a sua auto-estima e gerando problemas psicológicos.

Devido aos preconceitos associados com a homossexualidade ou a bissexualidade na maioria das sociedades e culturas as pessoas LGBT chegam a pensar que em algum momento a sua sexualidade é má, um problema e até pecaminosa. A diversidade sexual é algo muito comum e normal. A orientação sexual é unicamente uma pequena parte da pessoa que você é.

Comprove escrevendo uma lista com os seus melhores defeitos e qualidades: É amável? Inteligente? Sensível? Teimoso? Alto? Ser gay, lésbica ou bissexual é uma qualidade como as que acabámos de mencionar. O ser humano sempre destaca as coisas mais simples como algo realmente complexo. Do mesmo modo que não pode mudar definitivamente a cor dos seus olhos não poderá mudar a sua orientação sexual. Acompanhe esta leitura com o nosso artigo que lhe dá algumas dicas para sair do armário. Está na altura de o fazer e assumir de uma vez por todas as sua sexualidade.

O segredo em aceitar a sua orientação sexual encontra-se em aceitar quem é e aceitar os seus defeitos e virtudes para que possa chegar a uma completa harmonia entre corpo e mente consigo mesmo. Quanto mais cedo aceitar quem é mais irá valorizar-se e aproveitar o bom que há em si e na vida.

Deixe um Comentário!

© 2018 Energizado com Wordpress

Ir para o Topo