Você está aqui:Início » Sem categoria » Atletas gay

Atletas gay

 

Sempre existiram atletas gay, apenas não assumiam a sua homossexualidade com receio de que tal facto os prejudicasse na carreira desportiva. Nos jogos olímpicos de Pequim 2008, o atleta australiano da foto Mattew Mitcham foi o único desportista homossexual assumido, tendo recebido a medalha de ouro em saltos para a água a 10m de altura e a mais alta pontuação de sempre na modalidade da história dos jogos olímpicos. Surge agora a oportunidade do primeiro atleta gay olímpico dos Estados Unidos da América mostrar o que vale, o seu nome é Josh Dixon e está a lutar para ser apurado e representar o seu país nos próximos jogos olímpicos em modalidades de ginástica.

Entre os atletas gay mais conhecidos internacionalmente posso destacar os seguintes:

  • Greg Louganis: Este saltador e bailarino foi um dos maiores fenómenos de sempre nos saltos ornamentais , ganhando um total de quatro medalhas olímpicas de ouro e uma de prata. Após afastar-se da alta competição, assumiu a sua homossexualidade.
  • Johnny Weir: Estrela americana da patinagem no gelo, venceu várias medalhas na modalidade. Depois de conhecer os números aterradores da taxa de suicídio entre a comunidade homossexual americana que não tinha coragem suficiente para assumir a sua orientação sexual perante o mundo, publicou em 2011 um livro biográfico esperando contribuir para encorajar jovens como ele a aceitarem-se como são, diminuindo a taxa de suicídio de pessoas pressionadas a  não saírem do armário. Tal como Ricky Martin, tentou usar o seu estatuto de estrela e ícone de referência para influenciar de forma positiva e motivar outros gay.
  • Ji Wallace: Atleta australiano de referência, recebeu a medalha de prata nas olimpíadas de 2000.
  • Gareth Thomas: Antes de se retirar da alta competição, foi considerado um dos melhores jogadores de rugby da selecção gaulesa. Em 2010 foi eleito um dos gay mais influentes do Reino Unido.
  • Michael Dos Santos: Este brasileiro gigante com mais de 2m de altura foi o primeiro jogador profissional de voleibol a assumir abertamente a sua homossexualidade depois de ser duramente insultado por comentários homofóbicos durante uma partida, se bem que existe quem discorde e dê esse privilégio a Luiz Cláudio Alves Silva / Lilico.
  • David Testo: Um dos poucos atletas gay no futebol profissional.
  • Graeme Obree: Quem acompanhou o ciclismo na década de 1990, recorda-se certamente deste escocês  bicampeão mundial de perseguição individual, que bateu incrivelmente por duas vezes o recorde da maior distância percorrida em bicicleta numa hora. Em 2011 tornou pública a sua orientação sexual como forma de apoiar e motivar a comunidade gay.
  • Jeffrey Wammes: Um dos melhores desportistas holandeses de sempre na ginástica é gay.

 

Este são alguns dos atletas gay mais conhecidos de sempre, precursores de muitos mais que virão. Gostaria de congratular a eleição do presidente francês François Hollande pela sua vitória, esperando os seus projectos pré-eleitorais acerca do casamento gay e adopção de crianças aos casais do mesmo sexo se concretizem rapidamente.

Deixe um Comentário!

© 2023 Energizado com Wordpress

Ir para o Topo