Você está aqui:Início » Sem categoria » Sexo sim…mas seguro!

Sexo sim…mas seguro!

sexo seguro

Todos os dias ouvimos falar da importância do sexo seguro, mas também sabemos que na excitação do momento pode ser difícil lembrar-se de utilizar a proteção adequada.

No entanto, apesar de poder ser um incómodo é algo necessário que poderá evitar várias doenças, desde as mais simples e tratáveis até às mais complicadas e fatais.

DST – Doenças sexualmente transmissíveis

A maior parte das doenças sexualmente transmissíveis, como a SIDA, Sífilis e Gonorreia podem ser prevenidas através do uso do preservativo. Existem outras em que será necessário a total abstenção de relações sexuais.

Praticar sexo seguro implica, não só a utilização do preservativo, como a certeza de que ambos não têm qualquer tipo de DST.

Sexo casual – Sexo com vários parceiros

Se tem sexo com vários homens diferentes, não mantendo uma relação com nenhum deles, deve existir uma preocupação ainda maior em praticar sexo seguro.

Ao praticar sexo com um homem que não conhece, está sujeito a um enorme número de doenças, pois não conhece o histórico nem sabe que doenças este poderá ter.

A melhor forma de ter sexo seguro é utilizar sempre o preservativo. Certifique-se de que tem sempre preservativos consigo, para não ficar sem proteção naqueles momentos mais quentes, onde não terá tempo para ir comprar.

Sexo com um único homem

Se tem já um parceiro regular e nenhum dos dois mantém relações com outros homens, pode ter uma vida sexual mais descontraída. No entanto, para que isto seja possível convém certificar-se de que está a praticar sexo seguro:

  • Façam exames médicos regulares que verifiquem a existência de qualquer doença
  • Comuniquem um ao outro caso surja alguma infeção na zona genital (isto pode ocorrer sem ter existido contágio por sexo, no entanto, pode ser transmissível pelo sexo)
  • Não tenham relações sexuais caso um dos dois tenha qualquer tipo de infeção ou sintoma, mesmo que não saibam do que se trata.

Consciência para um sexo seguro

A principal causa da propagação de doenças sexualmente transmissíveis é a falta de consciência. Temos o hábito de partir do princípio que a outra pessoa não terá doença nenhuma e que não precisamos de praticar sexo seguro, no entanto, deverá lembrar-se que nem todas as doenças sexualmente transmissíveis têm sintomas facilmente reconhecidos. A SIDA pode ficar até 10 anos sem apresentar qualquer tipo de sintoma! É graças a esta falta de cuidado e desinteresse pelo sexo seguro que as doenças se continuam a propagar.

Sabemos que nem sempre é fácil, mas antes de ter relações sexuais, pense na sua saúde e na saúde dos seus parceiros futuros. Colocar um preservativo não custa nada e até pode aproveitar para um jogo sensual!

 

Comentários (1)

Deixe um Comentário!

Ir para o Topo