Explicar a homossexualidade a crianças – Perguntas e Respostas
Vivemos numa época de mudanças na nossa sociedade. Entre elas definiu-se o conceito de família tradicional que acaba por se afastar do conceito de família onde o casal é homossexual, contudo em todas as famílias existem conversas entre pais e filhos. Existe sempre uma hora onde teremos que explicar a vida e os aspetos mais intimos da mesma e a homossexualidade não é exceção. Saiba com o nosso artigo de hoje quais as perguntas e respostas que deve ter em conta na hora de falar com o seu filho sobre estes assuntos.
A homossexualidade é um tema que preocupa os pais?
Sim, preocupa bastante, tanto a orientação sexual como a forma como levarão a sua vida e as experiências que atravessam. A homossexualidade para as pessoas heterossexuais é vivida quase como um fantasma. Para além do preconceito existem também a preocupação com a vida social do filho homossexual e o que este poderá passar na vida.
A homossexualidade é tabu para os pais?
Se existe a suspeita de que o seu filho tem tendências homossexuais os pais costumam não dizê-lo, como se fosse um facto de silêncio que oscila entre a deceção, aceitação e a culpa. Em linhas gerais os pais só se atrevem a falar deste tema quando o filho o trás à conversa. Isto é aplicado tanto à orientação como à vida sexual
Falar da sexualidade causa incomodo aos pais?
Todos têm medo de falar da sexualidade. Podíamos dizer outras sensações que causa mas as primeiras são sem dúvida o medo, o pudor, a incapacidade de abordar o tema, evitando o mesmo.
Que atitude costumam ter as crianças ao perguntar?
É uma boa experiência conversar sobre estes temas com o seu filho. São simples, claros e precisos. Podem compreender a realidade através do nosso olhar e por isso é importante ter uma conversa aberta e verdadeira com os seus filhos. Os pais nunca devem dizer aos filhos que a homossexualidade é vista como um problema e uma doença, há que enfrentar e dizer a realidade mas não deixe margem para dúvidas, explique o quão comum é a homossexualidade.
Eliminar o preconceito
Faça questão de na hora da conversa com o seu filho transmitir os valores corretos, de modo a que não sofram deturpação. Explicar a homossexualidade pode ser complicado contudo deve fazer sempre valer-se dos valores e do direito à igualdade. Explique a evolução dos tempos e das mentalidades e acima de tudo faça entender que a homossexualidade não é uma doença mas sim a homofobia.